Cappiello nasceu no povoado italiano de refúgio, Livorno (1875-1942),
Iniciou sua carreira como caricaturista ilustrando em jornais franceses da época, sem ter qualquer formação no campo da arte. Ele foi o primeiro cartazista a usar figuras arrojadas saindo de fundos pretos, um impressionante contraste aos modelos de cartazes anteriores. Sua percepção revolucionária na é baseada no fenômeno de associação de imagem do cérebro humano. Ele foi o primeiro a deliberadamente unir um produto com uma imagem ou ícone de modo a causar um reconhecimento instantâneo por parte do observador.
Cappiello foi também o primeiro cartazista a perceber que o transporte moderno tinha fundamentalmente mudado a maneira como as pessoas percebiam o mundo visual e que alguma coisa vista passando rapidamente em movimento poderia ser usado de forma associativa. Tendo antes registrado de perto uma imagem, a mensagem de propaganda e o produto poderiam ser instantaneamente re-invocada de dentro de um ônibus ou trem em movimento mesmo que por um simples reflexo da imagem, devido a suas claras e facilmente reconhecíveis formas e cores.
Teve uma carreira ativa que durou aproximadamente 40 anos, durante que tempo ele produziu uma média de dois cartazes por mês.
Iniciou sua carreira como caricaturista ilustrando em jornais franceses da época, sem ter qualquer formação no campo da arte. Ele foi o primeiro cartazista a usar figuras arrojadas saindo de fundos pretos, um impressionante contraste aos modelos de cartazes anteriores. Sua percepção revolucionária na é baseada no fenômeno de associação de imagem do cérebro humano. Ele foi o primeiro a deliberadamente unir um produto com uma imagem ou ícone de modo a causar um reconhecimento instantâneo por parte do observador.
Cappiello foi também o primeiro cartazista a perceber que o transporte moderno tinha fundamentalmente mudado a maneira como as pessoas percebiam o mundo visual e que alguma coisa vista passando rapidamente em movimento poderia ser usado de forma associativa. Tendo antes registrado de perto uma imagem, a mensagem de propaganda e o produto poderiam ser instantaneamente re-invocada de dentro de um ônibus ou trem em movimento mesmo que por um simples reflexo da imagem, devido a suas claras e facilmente reconhecíveis formas e cores.
Teve uma carreira ativa que durou aproximadamente 40 anos, durante que tempo ele produziu uma média de dois cartazes por mês.
0 comentários: